sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dicas do Mestre: Paul Jackson Jr.

Olá Guitarreiros de Plantão,

No post de hoje separei um vídeo muito legal do Paul Jackson Jr., guitarrista renomado internacionalmente por seu swing, timbres limpos e principalmente pela criatividade nas músicas.

Recomendo inclusive que você se aprofunde em uma pesquisa no YouTube sobre ele, pois dá para aprender muita coisa que é fácil de aplicarmos nas músicas que são tocadas nos cultos.

A idéia fundamental que Paul Jackson Jr apresenta neste vídeo é a de que não precisamos tocar todas as notas de uma música o tempo todo - muito pelo contrário. A idéia dele é a de explorar os pequenos buracos da música - já carregada pela bateria, teclados, baixo e efeitos - para que a guitarra, quando apareça, brilhe, e não apenas soe.

Ele faz isso com pequenos licks combinados com a levada da música e swings. Tudo com bastante tempero e sem muitas repetições. O cara é um mestre!





Entre alguns trabalhos dele, sugiro que ouçam (e se possível tirem os licks) suas participações com o Vlada e The Gospel According to Jazz.


Espero que gostem pessoal!

2 comentários:

Paulo Sinetti disse...

Muito bom esse vídeo do Paul...a musicalidade dele é muito inteligente.

Lucas disse...

Manão, esse cara toca muito em, sem fazer força pra nada... eu curto muito o som de guitarra oitavada (aí ele faz com algum pedal pra isso né?), eu defino o Paul Jackson Jr. como uma usina de idéias, muita criatividade e bom gosto! Ótimo vídeo!

Postar um comentário