quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Solo Debulhado: Excelência (Comunidade Carisma)

Olá PessoALL!

Neste post vou mostrar a execução do solo da música Excelência, do cd Deus Excelente da Comunidade Carisma.

Este solo, apesar de difícil de tocar, é muito melodioso e foi muito bem elaborado, dando a até a impressão de "simbiose" com a música em si. É muito legal quando um guitarrista consegue aliar á uma música tão linda um solo que expresse exatamente aquilo que a canção diz.

Bem, vamos lá.

Neste solo, as maiores dificuldades não estão nele mesmo, mas sim no guitarrista e no momento em que o guitarrista for tocá-lo. Estranho, mas é isso mesmo! Devido às dificuldades do solo, é comum ficarmos nervosos quando vai chegando perto da hora de entrar, e aí a mão fica dura e complica mais do que já é.

Por isso, minha primeira dica é:


* Deixe tudo pronto para a hora do solo

Regule antes o volume da guitarra, o nível do drive e o delay. Começar o solo e ter que ajustar o volume depois, em uma música calma onde todos perceberão o problema só estragará a música.

Este na verdade é um ponto crucial, pois como esta música é de agradecimento (e também adoração), uma entrada errada ou mal conduzida do guitarrista tirará o foco das pessoas para o problema da guitarra. Devemos evitar ao extremo este tipo de situação. Ajuste antes e fique calmo, só esperando a hora de entrar em cena.




* Execução: atenção na palhetada alternada
As escalas do solo vão ganhar um brilho caso seja utilizada a palhetada alternada. Por isso, treine-as - se possível com metrônomo - e procure não embolar a execução.


Outro cuidado é nos ligados - e são vários! Um bom ligado não precisa ser rápido, mas todas as notas devem aparecer.



* Execução: atenção nos bends
Não adianta as escalas ficarem boas se o bend ficar desafinado... rsrs Vai estragar todo o efeito da escala se o bend não sair do jeito que todos estão esperando (as pessoas conhecem os solos - embora o músico ter por natureza a tendência de improvisar).



É isso pessoal, abaixo o vídeo com os detalhes do solo e o link da tablatura.





Tablatura - Excelência.pdf


É isso aí pessoal! Fica uma frase minha para reflexão:
"O solo é para a música, e não para o músico!"

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário