domingo, 13 de novembro de 2011

Música Olympic - Paul Gilbert

Olá Guitarristas de plantão!

Hoje estou postando um vídeo que fiz da música Olympic do meu ídolo da guitarra - Paul Gilbert.
Esta música está no último disco dele, o Fuzz Universe e eu curti tanto que resolvi aprender a bichinha... :D

Como não consegui achar nada na internet a respeito dela (nem tablaturas nem cifras), tive que tirar de ouvido, mas contei com a ajuda de um programinha para Mac chamado Capo, que reduz a velocidade da música sem alterar seu tom. No Windows o Media Player tem um recurso semelhante. Isso ajuda prá caramba!

Tirando alguns erros de execução e de sincronia (já falo sobre isso), fiquei muito feliz com o resultado, até por se tratar de uma música cheia de desafios e várias técnicas diferentes como ligados, arpegios, tappings e muita fritadeira!
Espero que curtam e se aprofundem em conhecer este gênio da guitarra moderna chamado Paul Gilbert!



Sobre a gravação
Para a gravação usei a saída USB da POD HD500 e o software Garage Band, que é bem simples. Coloquei o mp3 da música em uma trilha e coloquei a guitarra para gravar em outra.
O vídeo eu fiz com uma câmera doméstica da Sony, depois juntei tudo no software iMovie, do Mac, sem muitas frescuras, prá não complicar.

Na POD, usei uma simulação de Marshall com bastante ganho, sendo empurrado por um compressor (Red Comp) e depois por um Overdrive Valvulado (Tube Drive), além de um pouco de Noise Gate.
Para o delay, usei uma dica que aprendi com meu amigo Claiton Galvão, usar o Analog Delay com as seguintes configurações: Level 40%, High 35% e Low 60%. Isto faz o delay aparecer mas sem embolar.


Despedida...
Este foi o último vídeo que fiz com a POD HD 500, pois já a vendi. Nesta segunda (14/11) envio para um guitarrista da Bahia que a comprou pelo Mercado Livre.

O motivo da venda é simples: acabei cedendo aos anseios de um coração apaixonado pelos timbres vintage, ainda que abrindo mão da versatilidade e praticidade que a POD HD500 me traz. Por isso, encomendei um amplificador valvulado com o Acedo (acedoaudio.com.br) e minha proposta para drives e efeitos mudou junto - estou partindo para um set de pedais analógicos.

Lembro que como pedaleira não conheci nenhuma outra com uma qualidade tão grande quanto a POD HD 500 e por isso a recomendaria para todos que me perguntassem. Mas o tempo passa e nossos gostos e preferências vão mudando com o tempo. E o tempo de mudar chegou para mim. Na verdade, estou voltando às origens, já que sempre usei pedaizinhos separados e só há 3 anos comecei com as pedaleiras.

Naquela velha máxima, eu também continuo em busca do timbre perfeito, até que eu acho outro rsrsrs.
Espero que curtam este trabalho.


Valew pessoall!

Nenhum comentário:

Postar um comentário