quarta-feira, 20 de julho de 2011

Oficina de Timbres - Calibre das Cordas

Olá guitarristas de plantão!

Depois de algum tempo sem postar, estou aqui de volta para falar de uma experiência muito agradável que tive este mês com minha guitarra quando troquei as cordas.

Apenas para contextualizar, minha guitarra é uma Ibanez RG 570 japonesa e fiz algumas alterações nela:

  • Coloquei os captadores DiMarzio Paf-Pro na ponte e Tone Zone no braço - a mesma configuração do modelo PGM (Paul Gilbert) clássico;
  • Escalopei todos os trastes do braço da guitarra, para facilitar os bends e vibratos;



Sempre gostei muito do timbre da minha guitarra, porém, uma coisa que ás vezes me desagradava era o fato de que nem sempre os harmônicos apareciam muito e que não raramente o timbre da guitarra ficava carregado de agudos. Eu utilizava as cordas da D'Addario 0,09mm.




Inspirado no show do Mr. Big no Brasil no último dia 09 de Julho (que para mim foi histórico), dei uma passada no site do Paul Gilbert para conferir o setup atual dele e reparei que as cordas que ele estava utilizando era de calibre 0.10mm, da marca Ernie Ball.





Pois bem, eu nunca tive a intenção de trocar a D'Addario 0,09mm, devido às configurações da ponte Floyd Rose, regulada para tal. Mas pensei bem e resolvi ver no que dava.
No dia seguinte comprei as mesmas cordas que havia visto no site e de noite fiz a troca e regulei o Floyd.

Resultado: SENSACIONAL!!!

A mudança do timbre foi imediata e muito perceptível. Alguns aspectos foram tão marcantes que detalhes que eu não percebia nas simulações de Marshall da POD HD agora estavam bem nítidos.
Dentre as diferenças entre as cordas de calibre 0,09mm e 0,10mm, destaco:
  • Maior nitidez dos harmônicos;
  • Timbre mais encorpado;
  • Redução dos agudos e maior presença dos graves;
  • Maior sustais das notas;
O único inconveniente nesta troca é que as cordas de calibre mais grosso deixou a guitarra um pouco mais dura na execução de bends e vibratos. Nada que um pouco de treino não resolva. Levei cerca de 2 semanas para me adaptar totalmente á isto.

Em compensação, a guitarra ficou melhor para tocar acordes e também para tocar rápido e com palhetada alternada. Não sei explicar exatamente o porque, mas agora está nitidamente mais confortável tocar nela.

É isso aí pessoal. A nossa busca pelo timbre perfeito nunca termina e, ás vezes, aonde menos esperamos é aonde temos os resultados mais surpreendentes!

[]'s

2 comentários:

Francisco Bento Luciano disse...

Grande Leandro , senti isso tbm quando mudei de .009 pra .010 outro detalhe legal é a estabilidade da afinação !! alto calibre é show de bola .Abraço e parabéns pelo Blog ...

Unknown disse...

Eae Chicão!! Saudades dos almoços que a gente ficava falando sobre os efeitos :DDD

Então, é verdade cara! A afinação melhorou bastante mesmo!
Valew velhinho, fica na paz!
Abs!

Postar um comentário