quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Oficina de Timbres - Avaliação da POD HD500

Olá PessoALL!

Neste mês estou muito animado com meu novo set, agora composto pela pedaleira POD HD500 da Line 6 no lugar da GT-10 da Boss e do Guitar Rig 4.

O motivo da troca de set - antes com Guitar Rig 4 e a GT-10 apenas como controladora midi, as simulações de Marshall me agradavam um pouco, porém nos sons limpos não estava satisfeito. Outro problema é a dinâmica, que não responde muito bem com o volume e os captadores da guitarra. O GR 4 meio que suprime o timbre que vem da guitarra, fazendo com que qualquer coisa soe como qualquer outra coisa.
Embora tivesse esses problemas, acho que o maior de todos é na equalização dos volumes, onde a interação com o Foot Volume é terrível. O Guitar Rig 4 não responde de maneira linear aos comandos da controladora (GT-10), fazendo com que a cada troca de patches, tinha que compensar o volume de algum jeito. Terrrível!!!

A POD HD500 foi minha última cartada no mundo das simulações, e o resultado foi sensacional!
Um show de equipamento, timbres que impressionam e uma dinâmica que me surpreendeu realmente - principalmente pelo que eu estava buscando - simulação de amplificadores valvulados com qualidade.





Os efeitos, extremamente orgânicos e versáteis também me deixaram felizes com a aquisição.

Depois de usar a GT-10 por quase 2 anos, confesso que imaginei que seria difícil de me adaptar ao novo equipamento. Engano meu! A POD é mais fácil de mexer que a GT-10 e o Guitar Rig!

Dá para ver/alterar a ordem da cadeia de efeitos direto no menu principal, sem navegar entre menus nem nada - muito simples mesmo.


Se a usabilidade num equipamento desses é bem resolvida, o som é um espetáculo á parte. Como nessas horas não adianta ficar de blá-blá-blá, gravei os patches que configurei para uso no dia-a-dia para mostrar aqui.

  • Simulação de Fender com compressor valvulado e reverb. Depois adiciono delay e um color drive, bem fraquinho - Fender Clean
  • Simulação de Marshall JCM 900 com reverb e compressor valvulado - Marshall Crunch
  • Simulação de Marshall JCM 900 com mais drive, reverb. Depois adiciono compressor valvulado, tube screamer, delay e wha-wha color drive - Marshall Dirt
  • Patches de guitarristas famosos que baixei da internet (Eddie Van Halen, Steve Vai, Slash) - Patches diversos

É isso aí pessoal, espero que o post tenha sido útil.
Abraços!

35 comentários:

Cleiton Galvão disse...

A Line 6 sempre foi referência em simulações e sempre foi incomparavelmente mais facil de usar que as pedaleiras da Boss.
O Gearbox e o site de timbres que eles tem é sensácional.. A
lém de poder baixar atualizações com mais simulações de outros amps (FXs Pack) a hora que quiseeer (pagando né.rs)!

Mas alguns pontos são importantes pra começar a usar um simulador... Você precisa saber exatamente o timbre desejado...
Desde o Head, tamanho do Cab, tipo de falantes, Microfones e distância do Mic.
Tendo isso em mente, fazer um timbrão não vira um bicho de 7 cabeças.

Parabéns pela aquisição! :)

Anônimo disse...

Amigo, onde voce conseguiu o patch do eddie van halen para pod hd 500? pode enviar a link?

obrigado

Davi Salles disse...

ola querido acabei de comprar uma pod vc tem algum manual ai basico pra mim em portuga rs
estou sem saber copirar os timbres de um
pedal ooara o outro estou uma uma gt 10 na caixa tambem aposentada em apenas 20 dias

Unknown disse...

Olá Davi,
Não conheço manual não, infelizmente, mas tem o blog do Alex Machado, que tem vários tutoriais e um video de instruções de uso dela muito bom.
Acessa aí: http://alexpodhd.blogspot.com/

Com certeza, vc não vai se arrepender da POD HD.
Abs!

Marcos Vinícius disse...

como consigo esse patchs do Eddie Van Halen, Steve Vai, Slash

Lucas Brum disse...

Amigo, Gostaria de saber se posso usar a POD HD500 como interface de audio, tipo liga-la no pc e fazer uma boa gravação, ela funciona como uma "Placa de Audio" externa?

Estou ansioso pela chegada da minha!!!

Abraços

www.myspace.com/ayamofficial

JOELSON_JACOBSEN disse...

Ei Leandro, paz do Senhor!!!
Gostaria de parabenizá-lo por essa sua iniciativa. Então, eu também toco guitarra em ministério de louvor em igreja. Comprei uma GT 10 ano passado e estou com dificuldade para timbrá-la, fico perdido naquele coisa de cadeia de efeito. Na verdade, não consigo fazer um bom som. Pergunto: A LINE 6 HD 300 vai resolver meu problema? Prefiro equipamentos mais simplórios, sem muitas opções de regulagem mais que não haja tanta perda de qualidade. Preciso de algo para tocar música de ANDRÉ VALADÃO, FERNANDINHO, VINEYARD, BARUK e etc. Obrigado. DEUS ABENÇÕE!!!

Unknown disse...

Olá pessoal, respondendo às perguntas:

Lucas, qualquer pedaleira com interface USB para gravação na realidade é uma interface/placa de som.
Vá sem medo!

JAJ, a GT-10 é um equipamento bom, mas sem dúvida as POD HDs são melhores em mais aspectos, principalmente na fidelidade das simulações e também na praticidade, pois na GT-10, para o som ficar "legal", deve-se fazer inúmeros ajustes no Amplificador e também no equalizador, o que é muito difícil neste equipo. Nas PODs, os ajustes são mais simples, se parecendo com os pedais analógicos e com um ampli de verdade, com controles similares inclusive.

Também não é necessário ficar fuçando nos menus prá fazer coisas básicas, como substituir um efeito/ampli. Praticamente tudo soa bem se você tem bom gosto.

Apenas não deixe de aprender a mexer, antes de tocar ao vivo com ela. Senão é problema na certa.
Fique na paz!

BRUNO disse...

Amigo, vlw por algumas dicas sobre a hd 500.

Tenho uma pergunta..

Eu ligava miha guitarra, direto na entrada de linha do meu computador.. (risco, eu sei. rs). E utilizava o GUITAR RIG 4 ou até mesmo o AMPLITUBE METAL, com o ASIO4ALL. ficava uma chiadeira terrível, que atrapalhava muito. devido ao fato da ausencia do interface de audio ou placa de som boa, seja interna ou externa. A pergunta é o seguinte...
Com o HD 500 eu resolveria meu problema? seria só ligar ela no computador pela entrada USB e se divertir?
abraço amigo.. flw.

Lucas Brum disse...

Fala Leandro, tudo na paz?
como faço pra ligar POD HD500 como interface de audio? estou plugando o USB mas o Windows 7 nao reconhece os drivers.

Abraços.

Rogerio Coutinho disse...

Olá Leandro.

Amigo, como vc ta ligando sua POD HD? Na interface de som e da interface para os Monitores ou direto nos monitores?

Obrigado

Unknown disse...

Olá Lucas e Rogério, obrigado pela visita!

Para usar a POD no Windows 7, vc deve instalar os drivers disponibilidados no site da Line 6.

Em casa, ligo a POD diretamente no monitor (que não é FRFR).
No estúdio, ligo em um canal do Pro Tools pela saída de 1/4 (cabo normal), que depois vai para os monitores.


Confiram meu novo vídeo com alguns timbres da POD HD500:
http://shiftbend.blogspot.com/2011/10/ola-pessoall-adao-ribeiro-no-atelier-e.html


Abs!

Anônimo disse...

Pod Hd 500 é demais mas comprar com Guitar rig é sacanagem, qualquer coisa que você comparar com guitar rig vai ficar melhor...

Anônimo disse...

Eii Cara vc tá usando algum amplificador? ou gravou em linha? ee quala tua guitarra ?

Unknown disse...

Olá colega,
Gravei direto em linha, pela USB da POD HD500.
Minha guitarra é uma Ibanez RG 570, com caps DiMarzio ToneZone / PafPro.
Abs

Anônimo disse...

Leandro, poderia me dar uma ajuda?

Queria usar o podhd500 como placa externa no guitar rig4, sei que tem q plugar o usb, abro o audio settings do guitar pro coloco como interface a placa pod ao inves do Asio, mas depois disso não sei o que fazer para o som sair na caixa do pc. Pode fazer um tutorial ou indicar um site que me ajude com esse problema?
Desde já agradeço e parabens pelo site.

Um abraço, Bruno

Rodrigo Paes disse...

Parabens pelo trabalho ,tambem adquiri uma pod hd 500 mas estou tendo algumas dificuldades principalmente em questao de direcionar os pedais, por exemplo quero usar todas os Fs para timbres nao estou conseguindo pois meu pts do Fs5 ao Fs8 esta configurado para mover as patas nao os pedais como consigo resolver isso se puder e ajudar agradeco meu imail e contatorodrigopaes@hotmail.com obrigado

bruno de oliveira disse...

ei amigo muito bacana seu blog, a minahpedaleira é uma pod hd 400,voce poderia me dizer se tem muita diferença. equais opçoes a mais a pod hd 500 tem? outra pergunta estes timbres que voce gravou sao ligados direto na mesa ou tem um amp de verdade ai no meio? e se poderia em enviar o link de onde voce baixou as configuraçoes destes timbres famosos ai! abraçao amigao

Diogo Souza disse...

Leandro,
Poderia informar se o Pro Tools consegue reconhecer a HD500 direto via USB? Eu quero comprar essa pedaleira, porém eu tinha pensado em comprar tb uma placa da M-Audio para fazer a captura, mas se o Pro Tools reconhecer ela direto via USB, vou abortar a compra da placa da M-Audio, poderia me informar por favor?
Grande Abraço,
Muito legal seu blog!!!
Deus Abençoe!

Unknown disse...

Olá Diogo,
Todos os softwares modernos reconhecem sim a HD500 como interface de audio, e tanto a POD quanto a GT-10/100 funcionam bem para isso.
Abs!

Diogo Souza disse...

Oi Leandro!
Obrigado pelo retorno!
Vou comprar ela em setembro agora, vou precisar de dicas sobre a configuração dela, você tem algum material, ou pretende fazer uns posts sobre o assunto?
Grande Abraço!

Anônimo disse...

tinha uma gt 8, agora tô na dúvida, qual comprar, hd 500 ou gt 100. Dá uma ajudinha ai, Toco na igreja, músicas de Fernandinho, André, em fim, de tudo na realidade.Qual vc me aconselharia? Abração e fique na paz de Deus.

Diogo Souza disse...

Fala Leandro!
Td blz... Comprei a criança... Chegou ontem, fiz um teste e fiquei impressionado com a qualidade do som... Meu amp é um Spider IV da própria Line 6, mas confesso que o POD HD500 me surpreendeu em tudo... Fui tentar configurar um patch e achei bem tranquilo... realmente a interface é bem simples... Vamos trocando idéias, blz... Grande Abraço!

Anônimo disse...

Fala Leandro, blz?

ENtão cara, como faço para meu pc reconhecer a pod HD500? Tenho que instalar algum driver? E como faço para o pro tools reconhece-la como interface? Quando conecto ela direto por meio de usb, o meu pc diz que nao reconhece nenhum driver. o que eu faço? Valeuu!!

Unknown disse...

aew Leandro blz!

Gostaria de saber como faço para passar os efeitos que baixei para pod via usb

Caio Rafael disse...

Mauricio:
Vc instala os drivers no seu PC, liga o cabo USB e baixa o POD HD 500 EDITOR no proprio site da Line 6. Após instalar e abrir, voce vai no menu e abre o arquivo em 'open'. muito simples.

Caro anonimo:
Sim. Entre no site da Line 6 e baixe os drivers do pod hd 500 pro seu windows.

Anônimo disse...

cara vc pode passar esses sons q vc criou ai achei muito bom abrass

Larry disse...

Olha isso:

https://www.youtube.com/watch?v=MBkJJYHWBsI

Coy disse...

Comprei recentemente o pod hd500x fiquei impressionado com a qualidade pois também tenho uma x3 live mas sinceramente o hd500x é de longe muito melhor em todos os aspectos fiquei tão contente que acabei comprando o pack metal que acrescenta vários amplis que eu já gostava na x3 live acreditem valei até o último centavo gasto

Coy disse...

Comprei recentemente o pod hd500x fiquei impressionado com a qualidade pois também tenho uma x3 live mas sinceramente o hd500x é de longe muito melhor em todos os aspectos fiquei tão contente que acabei comprando o pack metal que acrescenta vários amplis que eu já gostava na x3 live acreditem valei até o último centavo gasto

Unknown disse...

Boa tarde a todos.

Alguém sabe dizer se a pod hd500x é mais robusta que a pod hd500, ou seja, se foi resolvido o problema de durabilidade?

Anônimo disse...

Olá leandro... comprei uma pod hd 500 usada e não veio com o cabo usb. existe outro meio de atualizar a pedaleira?

Unknown disse...

Meu amigo boa tarde,vc sabe me dizer pq as saídas XLR da HD tem menos volumes q as p10?eu achava q eram p ter mais punch,n entanto a diferença é gritante

Unknown disse...

Tem alguma regulagem p saída XLR independente?

Unknown disse...

Tem alguma regulagem p saída XLR independente?

Postar um comentário