Nas pedaleiras, em especial na POD HD 500-300 é muito simples de se criar patches para solos e bases, ou então controlar o volume pelo Foot Volume. Isto me levou á um vício muito ruim que é o de sempre tocar com o pé em cima da pedaleira.
E isto é péssimo por vários motivos. Primeiro porque depois de alguns dias fazendo isso percebi que sempre sentia um pouco de dor na perna que ficava apoiada no chão...rsrs...
Outra coisa ruim é que eu ficava muito preocupado em ajustar o volume na posição ideal - no início e fim de solo, e isso acabava atrapalhando um pouco a performance, fora o swell indesejado que acabava sempre acontecendo - ou seja, os solos nunca começavam com aquele Punch, a menos que eu fizesse um patch só para isso - o que em partes é um desperdício.
Bom, já deu prá perceber que simplesmente não adiantaria eu comprar um pedal de volume (tipo expressão) para o meu set que isso só me remeteria ao problema antigo que tinha com as pedaleiras.
Mas não havia outra opção até eu ir na Teodoro Sampaio e me deparar com um Pedal Atenuador Passivo. Bingo! Era isso que eu queria e não sabia!
Bastaria colocá-lo no final da cadeia, após o estágio de pré do amplificador (pois uso os drives do Acedo AA290) pelo loop de efeitos que estaria tudo resolvido.
O pedal que faz isso é o Nano Signal Pad, da Electro Harmonix -que sai por cerca de R$ 280 nas lojas da Teodoro (achei usado por R$ 180,00).
Mas aí pensei... não deve ser difícil de fazer um desses... Já que estava lá, decidi comprar os componentes e fabricar por conta própria... e, adorei o resultado!
Segue a relação de componentes que precisei:
Preparativos |
- Potenciômetro logarítmico de 50K - R$ 15,00
- Chave 3DPT (True bypass) - R$ 27,00
- Led e suporte - R$ 8,00
- Resistor (não me lembro qual) - R$ 0,99
- 60cm de fio de cobre (fininho) - R$ 2,00
- Plugue de tomada 9 volts - R$ 11,00
- 2 Jacks para os cabos P10 - R$ 7,00;
- Borracha de acabamento - R$ 7,00
- 6 Parafusos pequenos com porca - R$ 1,50;
- 3 abraçadeiras pequenas em L - R$ 0,50;
- Ah, e claro, uma lata de Sardinha (rsrsrsrs) - R$ 2,50
- Led e suporte - R$ 8,00
- Resistor (não me lembro qual) - R$ 0,99
- 60cm de fio de cobre (fininho) - R$ 2,00
- Plugue de tomada 9 volts - R$ 11,00
- 2 Jacks para os cabos P10 - R$ 7,00;
- Borracha de acabamento - R$ 7,00
- 6 Parafusos pequenos com porca - R$ 1,50;
- 3 abraçadeiras pequenas em L - R$ 0,50;
- Ah, e claro, uma lata de Sardinha (rsrsrsrs) - R$ 2,50
- Total: R$ 82,49
As ferramentas utilizadas:
Quanto ao som, tinha o receio de perder qualidade, brilho ou qualquer pedacinho do meu timbre que tanto amo: mas não perdi NADA! Com o potenciômetro no máximo, o volume é exatamente o mesmo!
As ferramentas utilizadas:
- Martelo;
- Furadeira;
- Chaves de fenda pequena e média;
- Solda e ferro de solda, para toda a ligação dos componentes;
- Estilete, para cortar a borracha do fundo;
- Formão, para melhorar os furos da carcaça;
- Alicate;
Mão na massa
|
A parte mais difícil foi acertar a ligação da chave 3DPT, que tem 9 pinos de conexão. Depois disso, foi só fazer os furos e as soldas com cuidado e caprichar no acabamento.
Resultado final |
O pedal ficou ligado o tempo todo. Deixei atenuando sempre 30% do som. E quando precisei de volume total nos solos ou destaques, eu o desligei. Os solos apareceram de verdade! :DDD
|
Pedalboard atual |
Fiz dezenas de testes, prá ter certeza da qualidade, e não me arrependi.
Pedais handmades, assim como guitarras e amplificadores de luthier, se feitos com cuidado e profissionalismo, não perdem em nada para um feito em uma fábrica. Em alguns casos - como do engenheiro Paulo Acedo, acredito que podem ficar melhores que muitos equipamentos famosos.
O nome desse pedal? Foi fácil - Rocket Fish!
[ ]'s