segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Comparação: Guitar Rig 4 Vs GT-10

Olá pessoALL,

Ultimamente tenho descoberto inúmeros recursos e peculiaridades na utilização do Guitar Rig 4 junto com a GT-10, como interface de audio e controladora MIDI. Tenho inclusive me surpreendido com a qualidade das simulações do Guitar Rig, tanto que estou deixando de usar a GT-10 como processador de efeito para apresentações ao vivo.

Resolvi então tocar um trecho de uma música - Where She Was, da banda Metro, para comparação entre as duas simulações.
Nesta música, os efeitos/simulações utilizados tanto na GT-10 quanto no software GR foram:

  • Compressor;
  • Tube Screamer;
  • Simulação de Marshall High Gain;
  • Simulação de caixas 4x12';
  • Reverb;
  • Delay;

Vamos às gravações:

Em breve farei novas comparações e mostrar alguns samples com o Guitar Rig 4.
Ah, e não deixem de colocar as suas impressões e comentários!

Vallew!


Oficina de Timbres: Usar o Guitar Rig 4 com a GT-10

Olá Guitarreiros de Plantão!

Neste post irei ensinar a usar o Guitar Rig 4 com a GT-10.

Antes de tudo quero dizer que estou muito satisfeito com os resultados que tenho obtido com o Guitar Rig 4. Desde o início do seu uso, tem sido uma boa surpresa atrás da outra.
As qualidade das simulações me impressionaram muito, principalmente por serem muito superiores às da GT-10. Os amplificadores valvulados realmente parecem valvulados e a resposta às dinâmicas de volume e sensibilidade são muito boas.

A grande vantagem de se utilizar a GT-10 em conjunto com o Guitar Rig 4 é que a GT-10 oferece recursos únicos, não presentes em quase nenhum outro foot controller:

  • Uso dela como interface de áudio - tenho notado uma latência quase imperceptível quando usado com meu MacBook Pró, dispensando a compra de uma interface separada. Os cabos ficam ligados todos na pedaleira, que é bem robusta e aguenta as pancadas do dia-a-dia;
  • Uso como Foot Controller - no mesmo cabo USB a GT-10 fornece uma interface MIDI, reduzindo o número de cabos ligados;
  • Setup reserva - se der algum problema no laptop ou não puder levá-lo ou ligá-lo, basta usar usar a GT-10 da forma tradicional - processando os sons por ela mesmo. Nenhum Foot Controller possui esta funcionalidade.

Ligando a GT-10 no Guitar Rig

Agora que argumentei o suficiente para justificar a carga de mais um equipamento no meio das parafernalhas, vou explicar como ligar tudo.


1 - Conecte a guitarra na GT-10 (cabo p-10) e a GT-10 no computador (USB);
2 - Abra o Guitar Rig 4 e vá em Preferências. Depois configure de acordo com as imagens abaixo:








Usando a GT-10 como Foot Controller

A GT-10 foi projetada para ser um processador de sons, e secundariamente para ser um controlador midi. Por isso, ela possui algumas limitações em relação aos controladores comuns de mercado.

Funcionamento Geral:
  • Como foot controller, a GT-10 irá trocar patches pelos pedais 1~4, e alternar os bancos pelos pedais up e down - até aí tudo normal. A única coisa é que você terá que separar 25 bancos (de preferência os 25 primeiros) e literalmente zerá-los, para deixar em bypass;
  • Desligue todos os efeitos e todas as simulações da GT-10, para que o sinal da guitarra não seja processado por ela, mas sim pelo software - e copie esta configuração para os 98 patches seguintes (ou seja, do patch 01-2 até 25-4. O patch 01-01 não endereça ninguém no Guitar Rig e acima do 24-4 a GT-10 não envia o sinal correto para o Guitar Rig;
  • Desligue os Assignments dos CTLs 1, 2 e FX. Todos os assignments a partir de agora devem ser feitos pelo Guitar Rig e não pela pedaleira;
  • Os patches do Guitar Rig são organizados em Tags, que são como categorias - e são ilimitados. A GT-10 consegue endereçar até 99 patches de uma categoria ativa. Quando é selecionada uma Tag, todos os patches dela são endereçados em ordem sequencial na GT-10. Ex: O patch 001 vai para o patch 01-1, patch 002 para 01-2, 004 para 01-4 e 005 para 02-1. 
  • Se você não usa os 99 patches do Guitar Rig (por categoria), você pode "zerar" menos patches da GT-10, para não disperdiçar patches da pedaleira.
  • Os assignments são feitos através da função Learn do Guitar Rig. Clique com o botão direito sobre algum parâmetro a ser mapeado para algum botão da pedaleira e selecione a opção Learn. Depois aperte o botão correspondente. Se for o volume ou wah-wah, mova o pedal de expressão;
  • Cada assignment deverá ser gravado em seu próprio patch. Se não salvar, perderá as alterações;
  • Muito cuidado ao fazer os assignments: existem alguns bugs no Guitar Rig 4 onde ao mapear um pedal para mais de uma função, o programa é fechado e perde-se todas as alterações e todos os mapeamentos não salvos. Durante a edição de muitos patches, de vez em quando, feche e abra o Guitar Rig, para que os assignments sejam salvos e não se percam;
  • A GT-10 permite o chaveamento das funções do pedal de expressão no mesmo patch (ex. Wah/FV, FV/PB, Wah/PB). Isto não pode ser reproduzido no Guitar Rig 4. Mais de um patch deve ser criado para se utilizar o pedal de expressão funções distintas;
  • Os Leds dos CTR's não ficam ativados quando um efeito é ativado por eles. Para reproduzir este efeito, ative um assignment que liga/desliga um efeito que não tenha volume e grave no patch - apenas para reproduzir o efeito do Led.
  • Para criar assignments que sirvam para todos os patches, basta bloqueá-lo - ativando a opção lock do menu de contexto da guia Controller;

Abaixo, as configurações que uso no Guitar Rig:




É isso aí pessoal.
Se tiverem dúvidas, é só me mandar que procurarei ajudá-los.
[]'ss

Oficina de Timbres: Ligar a GT-10 no Computador

Olá povo guitarreiro!

Depois de quase um mês sem postar, irei iniciar uma nova sessão nos post do blog, chamada Oficina de Timbre.
O objetivo destes posts é dar dicas de configuração de setups, pedais, pedaleiras, multi-efeitos e também programas de simulação e gravação, baseados em minha experiência pessoal.

Para este início, irei explicar como fazer para ligar a pedaleira Boss GT-10 no computador pela porta USB.

Este é um recurso extremamente valioso na GT-10, pois permite usá-la como interface de audio para gravações, ou interface Midi por USB.

A utilização como interface de áudio é interessante pois permite fazermos gravações diretamente por ela, sem a necessidade de um amplificador.
Quando se usa um amplificador transitorizado, as simulações dos amplificadores da GT-10 são tão boas que chegam a se equipararem aos melhores amplificadores transistorizados e a gravação direta em linha é muito vantajosa, principalmente por eliminar o processo de microfonação do amplificador - onde perde-se qualidade.

Na ligação por USB, toda a simulação é feita dentro da GT-10, inclusive dos microfones. O resultado é o mais fiel ao amplificador possível.

Quando se usa um amplificador valvulado, esta diferença cai muito, e o uso das simulações deve ser avaliado com cuidado, pois não possuem toda a riqueza de harmônicos que um valvulado irá proporcionar.


GT-10 na USB

Bem, vamos ao que interessa - ligar a GT-10 via USB e configurá-la para usar em algum software de gravação. Neste exemplo, irei utilizar o software GarageBand com a GT-10, porém, os procedimentos são parecidos em quase todos os programas.


1 - Configure a GT-10 para funcionar no modo Advanced:
  • Aperte o botão System e depois navegue até o Menu USB, e aperte Enter;
  • Em Driver Mode, selecione a opção Advanced;
  • Em Monitor, selecione a opção Off

2 - Baixe e instale o driver da GT-10 para seu computador. Existem versões distintas para Mac e para Windows:

3 - Ligue a guitarra na GT-10 e depois conecte-a com um cabo USB ao computador;

4 - Configure o GarageBand para usar a GT-10:

  • Abra o GarageBand;
  • Crie um novo projeto;
  • Vá em Preferências e na guia Audio/MIDI configure para que a Entrada de Audio seja feita pela interface da GT-10;
  • A saída de audio fica a seu critério, pois pode sair pelo auto-falante do computador (ou pela saída de fones) ou então pela própria saída de audio da GT-10 (ou pela saída de fones dela);


5 - Configure a trilha de gravação:
  • Crie uma nova trilha de instrumento real;
  • Marque a opção que habilita a gravação da trilha da guitarra;
  • No painel de informações da trilha, habilite a monitoração (sem proteção de microfonia)


Pronto, agora é só tocar e gravar á vontade.
Para estudar e gravar músicas, pode-se criar uma nova trilha e importar músicas do iTunes para ela.

Observações da GT-10 com o GarageBand
  • O pedal de expressão da GT-10 irá regular o volume da trilha no software. Porém, ele não regula apenas o volume da trilha da guitarra, mas de qualquer trilha, desde que selecionada;
  • Por não haver opção de se desativar o mapeamento do volume da trilha com o pedal de expressão, o uso de efeitos no pedal de expressão (wah-wah e whammy) não funcionarão adequadamente, pois terão seus volumes interferidos;
  • Na GT-10 a opção de Monitor deve estar desativada para não se ouvir o som puro da guitarra (sinal não processado).

É isso aí pessoALL!
Espero que tenham gostado. Quaisquer dúvidas postem aí que responderei com prazer.
Abraços!